Publicar artigos

Para publicar um artigo, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Sua participação é muito importante para o site.

O treino de mãos nuas e o treino de armas são um só

O TREINO DE MÃOS NUAS E O TREINO DE ARMAS SÃO UM SÓ

Numa antiga técnica de jujutsu bastante semelhante ao shihonage do Aikido, o primeiro movimento era um soco para quebrar as costelas. O jujutsuka girava sobre o braço do inimigo e puxava-o para cima do ombro: o ombro do inimigo se deslocava e o cotovelo e o pulso se partiam. O arremesso em si provavelmente quebraria o crânio do inimigo, pois sua cabeça era atirada contra o chão.

Leia mais...

Texto do Sensei Ueno Masanao

O TREINO DEVE SER DIVERTIDO E PRAZEROSO

O Nosso dojô têm 140 metros quadrados, têm aulas três vezes por semana sendo que as segundas e quintas-feiras treinam crianças e estudantes em geral.

Ao observar as crianças, a individualidade delas é tão original e única que nos surpreende. Muitas vezes nós é que aprendemos delas. Percebem-se nitidamente as características de cada fase de desenvolvimento: Infantil, juvenil e adulto, na maneira de encarar o treino.

Leia mais...

Conduzindo um dojo de Aikido

O ALTOS E BAIXOS DE CONDUZIR UM DOJO DE AIKIDO

O mundo revela-se um lugar um tanto quanto holístico, como um holograma ou uma imagem fractal. A forma do todo é repetida em cada um dos seus fragmentos. Assim, o que experimentamos na subcultura do aikido é geralmente verdade para a sociedade como um todo. Essa é uma das várias boas razões para explorar o aikido em todos os aspectos.

Leia mais...

Por que as coisas mudam no Aikido?

Frequentemente, nos deparamos com propostas vindas da parte de diversos mestres em relação a como executar uma série de katas ou tratar determinado paradigma dentro dos fundamentos do Aikido.

Leia mais...

A Dicotomia dos Opostos

 A unidade dicotômica dos opostos é uma ideia bastante difundida através dos séculos pelas filosofias orientais. Tendo elas cunho religioso ou não, todas ressaltam a importância de compreendermos que opostos não são necessariamente adversários. Isso ensina muito a respeito da natureza pacifista do ímpeto de relacionamentos proposto por alguns caminhos filosóficos e o Aikidô ganha enorme destaque entre eles.

Leia mais...

Perdendo o medo de cair

Quem já treinou outras artes marciais percebe que o Aikido difere delas desde o ínicio de seu treinamento, não por ser melhor ou mais eficiente - todas as artes marciais acabam se mostrando bem semelhantes, após uma análise maior – mas por ser considerada a mais filosófica de todas.

Leia mais...

Portuguese English French German Italian Russian Spanish